Não sei se te contaram, mas o relacionamento do casal muda após a chegada dos filhos. É comum que a mulher volte sua atenção para aquele pequeno ser que precisa de um olhar atento e cuidadoso.
A demanda é enorme e é possível que a mãe se sinta extremamente exausta. Entre fraldas, mamadas e pequenos cochilos, ela tenta se encontrar com tudo o que está acontecendo com ela.
Se o parceiro (a) estiver envolvido no processo e atento a esse novo momento, ele (a) se dedicará aos cuidados com o bebê e a nova mãe. O novo casal poderá se reencontrar aos poucos, sem pressa. Nesse caso, a parceria e a atenção um com o outro fortalecerá o laço que já existe.
Porém, uma parte dos casais se distanciam após a chegada dos filhos. Muitos não se prepararam para esse novo momento e acreditavam que tudo seria como antes. Em poucos dias, o esperado “comercial de margarina”, onde encontramos uma família sempre feliz, cai por terra.
Diante dos diversos desencontros e cobranças, o casal pode ir se distanciando cada vez mais. Com o passar do tempo, pode ficar ainda mais difícil se reencontrar. Para alguns, a separação é a única solução.
É muito importante se preparar para esse momento de transformação do casal conjugal em casal parental. Frequentar rodas para gestantes, escutar outros casais que já passaram por essa experiência e fazer o pré-natal psicológico pode ajudar muito.
A gente sabe que na nossa cultura é muito comum que a mulher busque por informações a respeito de tudo relacionamento a esse novo momento e, em muitos casos, o homem acaba não se informando sobre as mudanças que ocorrem nesse período. Então, saber sobre essas transformações é fundamental.
Além disso, é preciso escutar, ter empatia e tentar se colocar no outro. Manter o diálogo é fundamental. Então, sempre diga como se sente e esteja aberta a ouvir.
Reservar momentos a dois, pode ajudar a manter o casal mais próximo. Encontre algumas brechas na confusão do dia a dia. E por fim, sejam parceiros. Com amor, cuidado e empatia tudo tende a se ajeitar logo logo.
Agora me conta! Como ficou o seu relacionamento após a chegada do bebê?