Psicoterapia de casal não é sobre salvar casamentos! Sei que essa é a expectativa de muitos casais que buscam a terapia, mas preciso te dizer que a terapia de casal vai muito além disso.
Os motivos que levam um casal a buscar terapia são inúmeros, cada casal terá os seus dilemas que poderão ser trabalhados. Nem todo casal que busca um terapeuta está almejando se separar, por vezes eles buscam auxílio para lidar com alguma questão que está causando desentendimento e gerando conflito.
Um casal pode procurar ajuda porque estão passando por um momento em que os seus objetivos estão distantes. Por exemplo, um pode desejar muito ter um filho e o outro acreditar que ainda não é o momento ideal. Diante desse impasse e da dificuldade de tratarem da questão de forma harmoniosa, o casal pode buscar uma terapeuta para trabalharem a questão.
Outro casal também pode buscar apoio quando desejam se separar e almejam fazer isso da melhor forma possível, sem que seus conflitos resvalem em seus filhos. Além disso, a dificuldade na comunicação, infidelidade e desencontros após a chegada dos filhos são questão frequentes no consultório de um terapeuta de casal.
E claro! Há casais que enxergam a terapia de casal como um último recurso antes do divórcio.
Enfim, psicoterapia de casal é um recurso terapêutico que os casais podem buscar quando identificam que precisam de auxílio para lidar com questões que estão interferindo negativamente em seu relacionamento afetivo.
Agora me conta! Você sabia que a psicoterapia de casal pode ser utilizada em tantas situações diferentes?