A gravidez e o pós-parto são períodos de grande mudança, tanto físicas, emocionais e sociais e por isso, o período perinatal é considerado a fase de maior vulnerabilidade para algumas doenças, como o transtorno afetivo bipolar (TAB).
O transtorno afetivo bipolar caracteriza-se por alterações significativas de humor, como episódios de mania ou hipomania e episódios depressivos. Essa é uma doença mental crônica e grave que pode afetar além do humor, as emoções e o comportamento.
Durante o período pós-parto, o transtorno bipolar pode ser particularmente difícil para as mulheres. As mães com transtorno bipolar podem ter sintomas ainda mais intensos e frequentes do que as demais mulheres com transtorno bipolar, incluindo:
1. Episódios de Mania ou Hipomania
Durante um episódio de mania, uma mulher pode se sentir excessivamente energizada, impulsiva e inquieta. Ela pode ter ideias grandiosas e ter dificuldade em dormir. Durante um episódio de hipomania, os sintomas são semelhantes, mas menos graves.
2. Mudanças Rápidas de Humor
As mulheres com transtorno bipolar também podem experimentar mudanças rápidas e extremas de humor. Elas podem se sentir muito animadas e, em seguida, deprimidas ou irritadas.
3. Sintomas de Depressão
Durante um episódio de depressão, as mulheres podem se sentir tristes, vazias e sem esperança. Elas podem ter problemas para dormir, falta de energia e perda de interesse em atividades que normalmente apreciam.
4. Ansiedade
A ansiedade pode ser um sintoma comum da depressão pós-parto em mulheres com transtorno bipolar.
É importante lembrar que o transtorno bipolar no pós-parto é uma condição grave, porém existem opções de tratamento disponíveis.
Se você acha que você, ou algum familiar, pode estar enfrentando o transtorno bipolar no pós-parto, é fundamental procurar ajuda de um profissional de saúde mental imediatamente. O tratamento pode incluir medicação e psicoterapia, sendo avaliado caso a caso.
Busque ajuda!
Letícia Amadeu
Psicóloga
CRP.: 05/37891