Você já ouviu falar em Síndrome de Burnout? É um distúrbio psíquico que está ligado ao excesso de trabalho físico, psíquico e emocional. Ele foi identificado no ambiente de trabalho, mas percebeu-se que algumas mães apresentavam os mesmos sintomas que os trabalhadores acometidos por essa síndrome. Com isso, esse conjunto de sinais e sintomas, apresentados pela mãe, foi nomeado como Mommy Burnout. Atualmente, muitas pessoas utilizam o termo “Burnout Parental”, uma vez que essa síndrome não se restringe só as mães, mas pode acometer outros cuidadores.
A entrega absoluta, poucas horas de descanso e a cobrança excessiva podem levar ao adoecimento psíquico. Tudo fica muito mais difícil quando não se tem com quem compartilhar o cuidado e as tarefas.
A sensação de exaustão, irritabilidade, dor de cabeça, insônia, pensamento negativo, falta de interesse em atividades que gostava e falta de motivação são alguns dos principais sintomas.
O primeiro passo para tratar essa condição é aceitar que precisa de ajuda. Dividir as tarefas e o cuidado com os filhos. Além disso, é importante construir uma rede de apoio e espaços de cuidado, além de buscar ajuda psicológica.
Não se exija demais. Não acredite que precisa dar conta de tudo e nem tente ser forte o tempo todo. Pai e mãe também cansam e saber disso ajuda a pensar na necessidade de momentos de pausas e descanso.
Quando não tratado, Burnout Parental pode levar a depressão, alteração na pressão arterial, problemas cardíacos e outros.
Então, cuide-se! Peça ajuda!! Cuidar de si é cuidar do outro.
Agora me conta! Você já se sentiu assim?
Leticia Amadeu
Psicóloga
CRP.: 05/37891