A depressão pós-parto é uma doença mental séria e grave que acomete 1 em cada 4 mulheres. Os principais sintomas incluem tristeza persistente, ansiedade, irritabilidade, fadiga, perda de interesse nas atividades que anteriormente lhe davam prazer, distúrbios alimentares entre outros.
Esse transtorno mental é causado por uma combinação de fatores físicos, sociais e emocionais, como mudanças hormonais, privação de sono e a adaptação a esse novo papel de mãe.
Sabemos que pessoas que já tiveram depressão ao longo da vida estão mais suscetíveis a desenvolverem esse quadro durante a gestação ou após o parto. Por isso, é importante que essas pessoas possam continuar ou retornar o acompanhamento psicológico durante a gestação. Sabemos também que a rede de apoio é um fator de proteção, uma vez que é importante que a nova mãe se sentir amparada pelas pessoas a sua volta.
O tratamento para a depressão pós-parto inclui acompanhamento psicológico e, em alguns casos, psiquiátrico. É necessário avaliar a gravidade do quadro e pensar o tratamento cada a caso. É fundamental buscar ajuda logo no início dos sintomas para evitar que a depressão se agrave.
Se você conhece alguém que está sofrendo de depressão pós-parto, é importante oferecer apoio emocional e prático, ajudando-a a cuidar do bebê e orientando a buscar ajuda profissional.
Não hesite em buscar ajuda! A depressão é uma doença e requer tratamento.
E se você está precisando de ajuda e gostaria de saber como funciona o acompanhamento psicológico, me manda uma mensagem.
Até!
Leticia Amadeu
Psicóloga
CRP.: 05/37891