Como identificar e tratar o Transtorno de Estresse Pós-Traumático?

O Transtorno do Estresse Pós-traumático (TEPT) é um tipo de transtorno de ansiedade que algumas pessoas podem desenvolver após passar por uma experiência traumática.

Algumas situações – como assalto, sequestro, violência diversas, desastre natural, acidente de carro, parto violento – podem ser aterrorizante e impactar consideravelmente a vida de uma pessoa.

Após passar por uma vivência traumática é comum ficar abalado. Porém, algumas pessoas experimentam sentimentos e pensamentos perturbadores associados ao evento por meses e até mesmo anos. É como se a pessoa “revivesse” aquele evento constantemente através de memórias e sensações, os chamados flashbacks.

Os sintomas mais comuns de TEPT são: reviver o trauma através de memórias repetitivas e angustiantes, pesadelos, sensação de que o evento está acontecendo novamente (flashbacks). Além disso, sintomas físicos estão frequentemente associados às memórias referente ao evento traumático, como náusea, tremores, sudorese. Após o episódio, é comum surgirem sentimentos de culpa e vergonha.

Para se defender das crises de ansiedade, a pessoa evita situações e pessoas que remetam a experiência traumática vivida.

O tratamento envolve psicoterapia e, em alguns casos, uso de medicação.

Através da psicoterapia o sujeito poderá encontrar formas de lidar com a experiência que viveu e os danos causados por ela.

E se você está passando por isso, busque ajuda!

Letícia Amadeu
Psicóloga
CRP.: 05/37891

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?