Desmame gradual

“Quando devo desmamar meu filho?” Eis uma dúvida frequente entre as mães que amamentam. Sabemos que a Organização Mundial de Saúde preconiza a amamentação exclusiva até os seis meses e complementar até os dois anos ou mais. Mas acredito na importância de cada família avaliar qual o momento ideal para encerrar esse ciclo. 


Esse momento não precisa nem deve ser sofrido, tampouco traumático. É possível conduzir um desmame de forma gentil, respeitosa e gradual, levando em consideração as particularidades de cada mãe e bebê.

Visto isso, posso afirmar que não há data limite para amamentar um filho. Cada mãe irá avaliar qual o melhor momento para começar a regular as mamadas, iniciar o desmame noturno ou mesmo total. O importante é levar em consideração as angústias e demais sentimentos que surgirem. 


Para muitas mulheres pode ser importante procurar ajuda profissional para falar sobre suas emoções e pensar numa estratégia que torne o desmame um processo respeitoso. Ele pode ser feito de forma gradual, levando em consideração o tempo de cada um e dando lugar as angústias que envolvem o processo. Ter uma pessoa qualificada para orientar, acolher e estar junto nesse momento, tem sido importante para muitas famílias.

Através de uma técnica, que envolve a criança e acolhe suas emoções, podemos juntos fazer um desmame gradual e amoroso para mãe e bebê. Quer saber mais sobre como funciona a orientação para desmame gentil? Clica em saiba mais e entre em contato comigo.

Vamos conversar?