Relacionar-se não é fácil e todos nós sabemos disso. Quando duas, ou mais pessoas, decidem caminhar juntas elas trazem consigo sua história, crenças e forma particular de enxergar a vida. É comum que haja conflitos e dificuldades nesse encontro. Através da psicoterapia, os casais podem encontrar novas formas de se relacionar e lidar com as diferenças.
Brigas em excesso, traições, agressões físicas, emocionais e psicológicas, perda da confiança, traumas, segredos que vem à tona, distanciamento do casal e dificuldade de comunicação são alguns dos principais motivos que levam o casal a procurar ajuda. Além disso, algumas fases são bem desafiadoras e podem representar uma crise para o casal, como a chegada do primeiro filho. A chegada de um filho impõe uma transformação e será preciso se a ver com esse pequeno ser, com todas as mudanças internas de cada um e os possíveis desencontros.
Diante disso, a psicoterapia de casal é um recurso terapêutico que os casais podem buscar quando identificam que precisam de auxílio para lidar com algumas questões que estão interferindo negativamente no relacionamento. No setting terapêutico, o casal encontra espaço para falar sobre suas dificuldades e demandas afetivas. Através da escuta ativa, o psicólogo identifica as necessidades e conflitos, atuando como facilitador e mediador do diálogo.
Durante os atendimentos, iremos analisar e desvelar a dinâmica da relação, entender os padrões de comportamento e como se dá o enlace do casal. O objetivo é acolher, intervir e repensar estratégias para as situações que estão gerando sofrimento.
Ficou com alguma dúvida a respeito do processo terapêutico? Acha que esse pode ser o caminho para encontrar uma formar de seguir juntos? Clique em “entre em contato” e fale comigo.