É muito comum que os pais se encontrem perdidos, sem saber como agir diante de alguma situação conflitante ou de um comportamento novo apresentado pelo filho. Comportamentos como irritabilidade, agressividade, choro excessivo, enurese diurna e/ou noturna, medos etc. costumam deixar os pais de cabelo em pé, sem saber como agir.
A chegada de um novo filho, a separação do casal, o falecimento de uma pessoa querida, por exemplo, pode gerar mudanças no comportamento. A criança é muito sensível ao que acontece ao seu redor e manifestará de alguma forma que algo está diferente. Por isso, é importante entender o que está acontecendo e o que ela está querendo nos dizer com essas manifestações. Será preciso entender a dinâmica familiar e avaliar se as necessidades emocionais da criança estão sendo atendidas.
Vejo inúmeros pais extremamente preocupados com seus filhos, sem saber como lidar com as dificuldades que surgem na relação. Nesses casos, a orientação de pais pode ser importante e apresentar efeito benéfico para toda família. Um profissional qualificado poderá auxiliar os pais a compreenderem o que acontece com seu filho e pensar como poderão agir diante de comportamentos divergentes. Esse processo os coloca como protagonistas e isso pode ser fundamental para que eles possam auxiliar os filhos em outros momentos da vida.
O objetivo da orientação é acolher as dúvidas e sentimentos dos pais em relação a saúde, educação e desenvolvimento dos filhos. Além disso, busca a promoção da saúde mental, prevenindo o adoecimento psíquico da criança e fortalecendo os vínculos familiares.
Ficou com alguma dúvida? Quer saber se a orientação de pais é o que sua família realmente precisa? Entra em contato comigo para que eu possa esclarecer suas questões.